Início » Livro: Ciência e Pseudociência

Livro: Ciência e Pseudociência

Sinopse de divulgação:

Você, ser racional, já se pegou acreditando em superstições ou qualquer coisa sem nenhuma evidência científica? Pois é, isso é muito mais comum do que se imagina, pois somos máquinas de crenças, que, antes de analisar criticamente, acreditamos ou desacreditamos de forma automática e só mais tarde procuramos raciocinar sobre a questão. E como combater essa tendência e não passar vexame espalhando fake news por aí? A resposta está neste livro do psicólogo e pesquisador Ronaldo Pilati: adquirir uma postura científica de compreensão do mundo. Nestes tempos de excesso de informações, muitas delas falsas, esta obra serve como um guia para se aprender como avaliar criticamente aquilo que se lê e que se ouve por aí sob o nome de “científico”. Esta obra fará você rever suas crenças. E sua vida.

Um dos cinco finalistas do Jabuti 2019 na categoria Ensaios-Ciência!

Site da Editora: https://editoracontexto.com.br/

Amazon: Clique aqui

E nas melhores livrarias!!

Blog da Contexto:

http://www.editoracontexto.com.br/blog/compreensao-publica-da-ciencia-precisamos-divulgar-o-que-e-ciencia-ronaldo-pilati/

Vídeo resenha do livro no canal do Pirula:

Divulgação no canal minutos psíquicos:

 

Comentário sobre o livro no Blog do Carlos Orsi:

http://carlosorsi.blogspot.com/2018/04/psicologia-aplicada-pseudociencia.html

 

ciencia-e-pseudociencia


2 Comentários

  1. Acabo de comprar seu livro. Muito obrigado por nos proporcionar esses ensinamentos e informações. Soube do seu livro pelo vídeo do Pirula, que sou fã. Abraços, e obrigado, mais uma vez.

  2. Recentemente concluí a leitura do livro Ciência e Pseudociência e apreciei muito as justificativas psicológicas que explicam a nossa tendência em acreditar em pseudociências e afins. Foi muito bem vindo a menção recorrente da falseabilidade como o marco necessário para a caracterização de um conhecimento como científico. O texto é acessível e agradável de se ler.
    Em certos momentos, ficou a impressão de que todo conhecimento infalível, ou não falseável, é pseudociência. Esse é o caso da Matemática, que não é ciência e nem pseudociência. Talvez fosse interessante abordar esse assunto, mesmo de forma breve, em uma eventual segunda edição do seu livro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: