Início » Uncategorized » A surra da seleção brasileira deveria ser um bom motivo para mudanças culturais no Brasil

A surra da seleção brasileira deveria ser um bom motivo para mudanças culturais no Brasil

Escrevo este post no calor do dia 09/07/2014, o dia seguinte ao maior vexame já vivido pela seleção brasileira em toda a sua história.

A copa deste ano é extremamente especial pelo fato de ser no Brasil, em um momento econômico e de política internacional favorável ao país. Bem, todos vemos as consequências disto desde o ano passado, quando as manifestações levaram milhões às ruas clamando por mudanças. A derrota retumbante e inconteste de nossa seleção fecha um ciclo e me parece que este desfecho é o mais apropriado possível para clamar por mudanças mais relevantes na cultura brasileira. Temos muitas fortalezas, mas também muitas fraquezas em nossa cultura e na forma como ela determina o comportamento de nossos concidadãos. Sem uma transformação ruptiva do que nos mazela não vejo como o clamor de mudança, retumbado nas ruas pelas manifestações populares, possa ocorrer.
A derrota acachapante e sua consequência no comportamento dos brasileiros me faz acreditar na necessidade da mudança das prioridades de identidade social do brasileiro. O futebol e a seleção brasileira, em particular, ocupam uma porção muito significativa da forma como nos identificamos. Já passou da hora das novas gerações cederem espaço para que outras dimensões se tornem socialmente relevantes, permitindo formar identidades sociais em que o futebol não é foco central. Temas consideravelmente mais relevantes para o Brasil seriam a ciência e as artes, fontes inestimáveis de construção de identidades inquisitivas e motivadas para a produção de transformações sociais. Tanto melhor seria ter um garoto com lágrimas nos olhos pelo maravilhamento da compreensão da dimensionalidade do universo e da maneira como a vida se formou do que pela vitória do seu time em uma frugal partida de futebol.
Não estou propondo aqui um esquecimento do futebol como elemento de identificação social, de estruturação de Selfs. Muito menos uma contraposição do futebol às artes ou à ciência. É uma impossibilidade se ‘apagar’ este tema da cultura brasileira. O futebol continuará sendo um tema fundamental para a cultura planetária por mais algumas gerações, até que outro entretenimento de massa tome o seu lugar. O que estou propondo é que troquemos o grau de prioridade deste tema por outros, que seguramente trarão consequencias muito mais positivas, relevantes e duradouras para a vida dos atuais e futuros cidadãos de nosso país do que a frugal e momentânea euforia da vitória alcançada por sua seleção nacional em uma copa do mundo.
Fica aqui o convite para que se criem oportunidades de socialização de nossas crianças que garantam a formação de identidades sociais fortes nestas outras temáticas. Fica aqui o convite para uma perspectiva pessoal de um universo grande (veja meu último post), que seja capaz de preencher os aspectos mais relevantes das identidades sociais.

Que o eventual sofrimento devido à derrota vexaminosa seja motor de mudança relevante em nossa sociedade.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: